sexta-feira, 25 de março de 2011

Sobre o eixo Formação pessoal e Social da Criança

                                                            *Por Rita de Cássia Santos

Esse eixo engloba a criança como um todo. Um ser social que ao nascer já é introduzido na sociedade, com esse acesso a criança vai se desenvolvendo e tendo uma aprendizagem significativa. O contato com o âmbito familiar favorece todo esse processo onde o aluno começa a ter as suas particularidades. É no convívio familiar  o passo maior para que a criança tenha a sua autonomia e vá construindo a sua identidade, conhecendo quem é verdadeiramente, descobrindo o meio em que está inserida e assim, no meio social colocar em prática esse aprendizagem e , podendo assim, continuar com ele, ou modifica-lo lá fora dependendo do contexto social que ela é inserida.



* Aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia - EAD/UFRPE - Pólo Pesqueira - PE

quinta-feira, 24 de março de 2011

A formação Pessoal e Social da criança

Por Zenaide de Almeida Cavalcanti 

Os referenciais curriculares 1 e 2 são essenciais na formação pessoal das crianças. O referencial 1 é  especial para se trabalhar os processos de construção da identidade e autonomia das crianças. A criança como todo ser humano é também um sujeito social nas quais despertam interações no convívio voltado a organização familiar propiciando assim um ambiente acolhedor e que desperte a auto-estima e a confiança que se pode obter em seu meio social para formar nela um cidadão capaz de respeitar diferenças e construir o seu próprio potencial. No referencial curricular 2 oferece sugestões de temas importantes para o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Porem o guia dá condições de melhorias na pratica pedagógica de educação infantil. As brincadeiras constroem aprendizagens que podem ajudar na autoconfiança interação como introduzir avanços e minimizar alguns retrocessos. O brincar nos RCN é fundamental nas instituições.
                           Sugestão de uma música que envolver o nome das crianças

O Sapo Não Lava o Pé
O(a) ________ não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé porque não quer
Mas que chulé!!!


A formação Pessoal e Social da Criança

Por Nadiege de Almeida Cavalcanti

O Referencial curricular volume 1 relata experiência de formação pessoal e social que contém o eixo de trabalho que contribui enriquecendo na construção da identidade e autonomia das crianças. O referencial curricular 2 contém temas essenciais a formação pessoal como:interação, cuidados, segurança, auto-estima  e assim sucessivamente.Porém é necessário se trabalhar com amplitude temas que possam aprimorar a essa formação pessoal para que ela adquira segurança em si própria e assim formar-se um ser social. Autoconfiança é ideal na vida do ser humano.  As  vezes é preciso desinibir  criança que está recantada num ambiente querendo ficar sozinha  e sem querer  participar das brincadeiras e outros interagem com mais facilidade. Portanto devemos enfocar atividades  que desperte na criança o interesse de interagir com os outros. A  música é importante porque chama a atenção de todos ,como percebemos  a  cara  estampada  de alegria de cada criança.
Sugestão de atividade para desenvlver a formação pessoal e Social da criança
Pintinho Amarelinho
Composição: Hilton Júnior
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão (na minha mão).
Quando quer comer bichinhos,
Com seus pezinhos ele cisca o chão.
Ele bate as asas, ele faz "piu-piu!",
Mas tem muito medo é do gavião.


terça-feira, 22 de março de 2011

Brincadeira na educação infantil


É pelo brincar que a criança aprende a conhecer a si própria e as pessoas que a cercam, desenvolve seu senso de companheirismo, aprendea viver e a lidar com as frustrações, aprimora as relações entre as pessoas e a sociabilidade infantil.
A brincadeira utilizam-se principalmente imitações. É fundamental para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobreo seu eu e sobre o outro pela representação e comunicação de que uma coisa pode outra, que uma pessoa pode ser um personagem, que uma criança pode ser um objeto, um animal.
As brincadeiras infantis tem, ainda, um caráter coletivo, pois permite que todo um grupo possa se estruturar. as próprias crianças estabelecem relações de troca, aprendem a lidar com regras, observando que poderão, alguma vezes, ganhar e noutras vezes perder.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia 22 de março, dia mundial da água


Água é vida, é a maior riqueza da nossa gente.

Com a construção de cisternas, as familias não vão precisar mais percorrer longos caminhos em busca do bem básico para sua sobrevivência.Muito mais do que armazenar água da chuva, essas cisternas representam uma nova realidade para as famílias do Semiárido brasileiro.

O problema da falta d'água no Nordeste é real e deve ser levado pra sala de aula.



por Sandra Marinho.

Brincadeiras infantis como forma de aprendizagem

Postado por Sandra Marinho.

Crianças da educação infantil contando a História dos Três Porquinhos em Teatro de Sombras.

                                                                                                       

postado por Sandra Marinho Bezerra.

sábado, 19 de março de 2011

Link relacionado a Formação Pessoal e Social

Esse é um eixo que está relacionado ao convívio social e os benefícios que essa socialização pode oferecer.Por isso é interessante que todos vocês acessem esse site, pois, tem muitas coisas interessantes sobre o projeto de Escola Ativa.

Esse link sobre a escola Ativa é muito interessante, pois mostra como trabalhar brincando com as crianças e cada atividade proporciona um tipo de aprendizado.

http://www.escolativa.com.br/infantil.html


Sugestão por:
 Merabe, pólo Pesqueira, turma 03

sexta-feira, 18 de março de 2011

A Formação Pessoal e Social da Criança

Por Rosani Maciel Calado*

Referencial Curricular vol 2 enfoca, enriquecidamente, a formação pessoal da criança, onde o mesmo apresenta temas importantes, como: autoestima, faz-de-conta, interação, imagem, cuidados e segurança. Com isso a Formação Pessoal vai acontecendo, e um dos temas que deve ser trabalhado  com ênfase maior é a auto-estima, pois a partir daí a criança passa a ter mais segurança em si próprio e forma-se um ser social. Portanto, uma coisa leva a outra, isto é, com a Formação Pessoal e Social acontece o conhecimento de mundo nos seres humanos.


(...) O processo de construção da autoconfiança envolve avanços e retrocessos. As crianças podem fazer birra diante de frustrações, demonstrar sentimentos como vergonha e medo ou ter pesadelos, necessitando de apoio e compreensão dos pais e professores. O adulto deve ter em relação a elas uma atitude continente, apoiando-as e controlando-as de forma flexível, porém segura (...). É importante que os adultos refiram-se a cada criança pelo nome, bem como assegurem que conheçam os nomes de todos. Para isso, várias atividades podem ser planejadas, com destaque para brincadeiras e cantigas em que se podem inserir os nomes dos elementos do grupo, propiciando que sejam ditos e repetidos num contexto lúdico e afetivo (...).

            Como mostra os RCN a auto-estima pode ser trabalhado a partir de “cantigas que se podem inserir os nomes” de maneira lúdica e prazerosa para criança para que ela si perceba como um agente inserido no contexto escolar e também familiar. Uma cantiga que se pode trabalhar os nomes das crianças é: A Canoa Virou:
canoa virou 
Por deixá-la virar 
Foi por causa da Sandra 
Que não soube remar 
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar 
Tirava a Sandra 
Do fundo do mar
Vozes: Mônica Salmaso e Ná Ozzetti 
Violão: Akira Ueno 
Percussão: Paulo Dias 
CD: Cantigas de Roda 
Ano: 1998 
Gravadora: Palavra Cantada
Portanto, trabalhar com cantigas na educação infantil no ensino-aprendizagem é importante na faze de desenvolvimento da criança, onde alguns estudos de pesquisa mostram que há aprendizado nas cantigas, acontecendo assim a auto-estima, o faz de conta e a interação.

* Aluna do Curso de Pedagogia - EAD/UFRPE - Pólo Pesqueira - Turma 3

quarta-feira, 16 de março de 2011

Brincadeira Cantada para a Educação Infantil

Essa brincadeira pode ser realizada nas séries iniciais, cito aqui como exemplo o jardim II.
Com a música da Xuxa : Agora eu vou andar devagarinho ( Andar Devagarinho)

Tem  como principal objetivo a imitação. De início pode ser trabalhado a letra da música, feita uma leitura pela professora, ainda com ajuda da professora pode ser procurado na escrita da música a palavra Devagarinho e circulada.  Explanar oralmente o assunto sobre a autora como criadora da letra da música.
   No meio da sala de aula com a orientação da professora, as crianças poderão fazer os gestos pedido na música. Andar devagar, abaixados, com as mãos para o alto, batendo o pé, andar de marcha ré, batendo a mão, com a mão no chão, como um avião.     



Sugestão dada por:

Verônica D’arc Freire B. Barbosa -  
Licenciatura em Pedagogia - Turma 3
Ead-UFRPE -Polo Pesqueira - PE

Formação Pessoal e Social

 Por Verônica D’arc Freire B. Barbosa*
           Na formação social e pessoal desde cedo a criança procura conhecer o mundo que o rodeia, E essa necessidade de descobrir esse mundo,  caracteriza o conhecimento que é a descoberta da cultura, dança, movimentos., da interação social. Etc. No Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) I e III está citado que desde muito cedo é importante as crianças efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades, pois, isso favorece  o desenvolvimento da autonomia. E o desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionadas com os processos da socialização. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos. O trabalho educativo pode criar condições para as crianças conhecerem, descobrirem e ressignificarem  novos sentimentos, valores, ideias, costumes e papéis sociais.
Na formação social e conhecimento de mundo segundo o RCNEI, a aceitação é positiva, todas as crianças estarão aprendendo sobre a diferença e a diversidade que constituem o ser humano e a sociedade. Para se desenvolverem as crianças precisam aprender com os outros, por meio dos vínculos que estabelece. As instituições de ensino de Educação Infantil devem favorecer um ambiente físico e social onde as crianças sintam protegidas e acolhidas, seguras para se arriscarem e vencer desafios. Conclui-se que para a formação social é necessário a integração social, que naturalmente levará a um conhecimento de si e de mundo, ou seja, uma coisa conduz a outra, estão interligadas entre si. Se tratando de escola, ela é uma instituição com objetivos criados pela professora, coordenadoras e diretoras para proporcionar um ambiente de integração e auto-estima para as crianças. Sabe-se que é  na família os primeiros contatos de formação social e conhecimento de mundo, por isso seria importante uma política social pública voltada para as famílias, que trabalhasse a importância da primeira infância.

 * A autora do texto é estudante da turma 3 do curso de Licenciatura Em Pedagogia - EAD/UFRPE e cumpre atividade da disciplina  Fundamentos da Educação Infantil - Pólo Pesqueira / PE

terça-feira, 15 de março de 2011

Sejam bem vindos!

Olá!

Este é um espaço que iremos trocar ideias sobre a Formação Pessoal e Social das crianças na Educação Infantil. Nos embasaremos nos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEI). Vamos conosco?