domingo, 3 de abril de 2011
Brincadeiras tradicioniais ajudam no desenvolvimento das crianças
Visitem o site http://www.atardeonline.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1248391
lá encontraremos várias brincadeiras tradicionais, mas que ainda hoje pode ajudar em vários aspectos para o desenvolvimento das crianças.
Não deixe de ver
Valcilene
turma 3
Formação Pessoal e Social
A capacidade das crianças de terem confiança em si próprias e o fato de sentirem-se aceitas, ouvidas, cuidadas e amadas oferecem segurança para a formação pessoal e social.
O desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivosque as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias.
O trabalho educativo pode, assim, criar condições para as crianças conhecerem, descobrirem e ressignificarem novos sentimentos, valores, idéias, costumes e papéis sociais. A identidade é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir e de pensar e da história pessoal. O ingresso na instituição de educação infantil pode alargar o universo inicial das crianças, em vista da possibilidade de conviverem com outras crianças e com adultos de origens e hábitos culturais diversos, de aprender novas brincadeiras, de adquirir conhecimentos sobre realidades distantes.
Valcilene
tuma 3
sábado, 2 de abril de 2011
A importância do lúdico na educação infantil
Ao entrar na escola, os alunos de 0 a 5 anos vem de um meio social, no qual as brincadeiras e brinquedos eram as únicas ocupações dos mesmos, sendo assim muitas dessas crianças ao chegarem no âmbito escolar demoram a se adaptar ao novo ambiente. Cabe ao professor em sua prática pedagógica elaborar um planejamento que contemple a ludicidade com o objetivo do pleno desenvolvimento da aprendizagem, pois é através das brincadeiras que o aluno desenvolve a linguagem, motricidade, respeito as regras de convivio, contrução da autonomia e identidade.
Valcilene turma 3
Brincadeira na educaçao infantil
sexta-feira, 1 de abril de 2011
IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÂO
A formação social e pessoal é vista claramente durante a observação de brincadeiras realizadas ou criadas pelas crianças.
Se "perdermos" um pouco de tempo da aula vendo e direcionando algumas brincadeiras entre as crianças, comprovaremos o quanto essa metodologia é rica na formação da ética e da auto-estima.
Interessados em participar dos momentos lúdicos, os alunos aceitam as regras e melhoram o desempenho nas demais atividades propostas. São convidados a convivência em sociedade a partir das regras das brincadeiras.
No início do ano fizemos algumas produções de brinquedos com os alunos da nossa escola. Eles deveriam soltar a criatividade e socializar suas produções. As observações que fizemos em relação as atitudes das nossas crianças foram as seguintes:
Espírito de equipe
valorização da auto-estima
Respeito as diferenças
Respeito as regras do jogo
Afetividade e respeito as regras das professoras.
É um método que aparentemente é trabalhoso para o professor, mas ajuda principalmente nos problemas de indisciplina e falta de atenção dos alunos.
Eles são direcionados a realizarem suas próprias brincadeiras, respeitando as regras e os limites seus e dos outros.
Escola Reunida Vitória Maria de Lima/ Arcoverde/PE
Professora Sandra Marinho Bezerra
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