A formação social e pessoal é vista claramente durante a observação de brincadeiras realizadas ou criadas pelas crianças.
Se "perdermos" um pouco de tempo da aula vendo e direcionando algumas brincadeiras entre as crianças, comprovaremos o quanto essa metodologia é rica na formação da ética e da auto-estima.
Interessados em participar dos momentos lúdicos, os alunos aceitam as regras e melhoram o desempenho nas demais atividades propostas. São convidados a convivência em sociedade a partir das regras das brincadeiras.
No início do ano fizemos algumas produções de brinquedos com os alunos da nossa escola. Eles deveriam soltar a criatividade e socializar suas produções. As observações que fizemos em relação as atitudes das nossas crianças foram as seguintes:
Espírito de equipe
valorização da auto-estima
Respeito as diferenças
Respeito as regras do jogo
Afetividade e respeito as regras das professoras.
É um método que aparentemente é trabalhoso para o professor, mas ajuda principalmente nos problemas de indisciplina e falta de atenção dos alunos.
Eles são direcionados a realizarem suas próprias brincadeiras, respeitando as regras e os limites seus e dos outros.
Escola Reunida Vitória Maria de Lima/ Arcoverde/PE
Professora Sandra Marinho Bezerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário