sexta-feira, 18 de março de 2011

A Formação Pessoal e Social da Criança

Por Rosani Maciel Calado*

Referencial Curricular vol 2 enfoca, enriquecidamente, a formação pessoal da criança, onde o mesmo apresenta temas importantes, como: autoestima, faz-de-conta, interação, imagem, cuidados e segurança. Com isso a Formação Pessoal vai acontecendo, e um dos temas que deve ser trabalhado  com ênfase maior é a auto-estima, pois a partir daí a criança passa a ter mais segurança em si próprio e forma-se um ser social. Portanto, uma coisa leva a outra, isto é, com a Formação Pessoal e Social acontece o conhecimento de mundo nos seres humanos.


(...) O processo de construção da autoconfiança envolve avanços e retrocessos. As crianças podem fazer birra diante de frustrações, demonstrar sentimentos como vergonha e medo ou ter pesadelos, necessitando de apoio e compreensão dos pais e professores. O adulto deve ter em relação a elas uma atitude continente, apoiando-as e controlando-as de forma flexível, porém segura (...). É importante que os adultos refiram-se a cada criança pelo nome, bem como assegurem que conheçam os nomes de todos. Para isso, várias atividades podem ser planejadas, com destaque para brincadeiras e cantigas em que se podem inserir os nomes dos elementos do grupo, propiciando que sejam ditos e repetidos num contexto lúdico e afetivo (...).

            Como mostra os RCN a auto-estima pode ser trabalhado a partir de “cantigas que se podem inserir os nomes” de maneira lúdica e prazerosa para criança para que ela si perceba como um agente inserido no contexto escolar e também familiar. Uma cantiga que se pode trabalhar os nomes das crianças é: A Canoa Virou:
canoa virou 
Por deixá-la virar 
Foi por causa da Sandra 
Que não soube remar 
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar 
Tirava a Sandra 
Do fundo do mar
Vozes: Mônica Salmaso e Ná Ozzetti 
Violão: Akira Ueno 
Percussão: Paulo Dias 
CD: Cantigas de Roda 
Ano: 1998 
Gravadora: Palavra Cantada
Portanto, trabalhar com cantigas na educação infantil no ensino-aprendizagem é importante na faze de desenvolvimento da criança, onde alguns estudos de pesquisa mostram que há aprendizado nas cantigas, acontecendo assim a auto-estima, o faz de conta e a interação.

* Aluna do Curso de Pedagogia - EAD/UFRPE - Pólo Pesqueira - Turma 3

2 comentários: