quinta-feira, 24 de março de 2011

A formação Pessoal e Social da Criança

Por Nadiege de Almeida Cavalcanti

O Referencial curricular volume 1 relata experiência de formação pessoal e social que contém o eixo de trabalho que contribui enriquecendo na construção da identidade e autonomia das crianças. O referencial curricular 2 contém temas essenciais a formação pessoal como:interação, cuidados, segurança, auto-estima  e assim sucessivamente.Porém é necessário se trabalhar com amplitude temas que possam aprimorar a essa formação pessoal para que ela adquira segurança em si própria e assim formar-se um ser social. Autoconfiança é ideal na vida do ser humano.  As  vezes é preciso desinibir  criança que está recantada num ambiente querendo ficar sozinha  e sem querer  participar das brincadeiras e outros interagem com mais facilidade. Portanto devemos enfocar atividades  que desperte na criança o interesse de interagir com os outros. A  música é importante porque chama a atenção de todos ,como percebemos  a  cara  estampada  de alegria de cada criança.
Sugestão de atividade para desenvlver a formação pessoal e Social da criança
Pintinho Amarelinho
Composição: Hilton Júnior
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão (na minha mão).
Quando quer comer bichinhos,
Com seus pezinhos ele cisca o chão.
Ele bate as asas, ele faz "piu-piu!",
Mas tem muito medo é do gavião.


Um comentário:

  1. A temática do grupo se correspondem e enriquece-se , pois os RCNEI nos traz conhecimento grandioso, e a cada dia há um crescimento intelectual a partir das leituras, seja o vol 1,2, ou 3.
    Portanto, a partir da participação na alimentação do Blogg de cada um de nós nos enriquecemos de conhecimento, pois acredito verdadeiramente que a moeda do presente e futuro é e será o conhecimento de cada um que fazemos o curso de pedagogia.

    Atenciosamente,

    Rosani turma 3 polo Pesqueira

    ResponderExcluir