quinta-feira, 24 de março de 2011

A formação Pessoal e Social da criança

Por Zenaide de Almeida Cavalcanti 

Os referenciais curriculares 1 e 2 são essenciais na formação pessoal das crianças. O referencial 1 é  especial para se trabalhar os processos de construção da identidade e autonomia das crianças. A criança como todo ser humano é também um sujeito social nas quais despertam interações no convívio voltado a organização familiar propiciando assim um ambiente acolhedor e que desperte a auto-estima e a confiança que se pode obter em seu meio social para formar nela um cidadão capaz de respeitar diferenças e construir o seu próprio potencial. No referencial curricular 2 oferece sugestões de temas importantes para o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Porem o guia dá condições de melhorias na pratica pedagógica de educação infantil. As brincadeiras constroem aprendizagens que podem ajudar na autoconfiança interação como introduzir avanços e minimizar alguns retrocessos. O brincar nos RCN é fundamental nas instituições.
                           Sugestão de uma música que envolver o nome das crianças

O Sapo Não Lava o Pé
O(a) ________ não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé porque não quer
Mas que chulé!!!


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