quinta-feira, 24 de março de 2011

A formação Pessoal e Social da Criança

Por Nadiege de Almeida Cavalcanti

O Referencial curricular volume 1 relata experiência de formação pessoal e social que contém o eixo de trabalho que contribui enriquecendo na construção da identidade e autonomia das crianças. O referencial curricular 2 contém temas essenciais a formação pessoal como:interação, cuidados, segurança, auto-estima  e assim sucessivamente.Porém é necessário se trabalhar com amplitude temas que possam aprimorar a essa formação pessoal para que ela adquira segurança em si própria e assim formar-se um ser social. Autoconfiança é ideal na vida do ser humano.  As  vezes é preciso desinibir  criança que está recantada num ambiente querendo ficar sozinha  e sem querer  participar das brincadeiras e outros interagem com mais facilidade. Portanto devemos enfocar atividades  que desperte na criança o interesse de interagir com os outros. A  música é importante porque chama a atenção de todos ,como percebemos  a  cara  estampada  de alegria de cada criança.
Sugestão de atividade para desenvlver a formação pessoal e Social da criança
Pintinho Amarelinho
Composição: Hilton Júnior
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão (na minha mão).
Quando quer comer bichinhos,
Com seus pezinhos ele cisca o chão.
Ele bate as asas, ele faz "piu-piu!",
Mas tem muito medo é do gavião.


terça-feira, 22 de março de 2011

Brincadeira na educação infantil


É pelo brincar que a criança aprende a conhecer a si própria e as pessoas que a cercam, desenvolve seu senso de companheirismo, aprendea viver e a lidar com as frustrações, aprimora as relações entre as pessoas e a sociabilidade infantil.
A brincadeira utilizam-se principalmente imitações. É fundamental para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobreo seu eu e sobre o outro pela representação e comunicação de que uma coisa pode outra, que uma pessoa pode ser um personagem, que uma criança pode ser um objeto, um animal.
As brincadeiras infantis tem, ainda, um caráter coletivo, pois permite que todo um grupo possa se estruturar. as próprias crianças estabelecem relações de troca, aprendem a lidar com regras, observando que poderão, alguma vezes, ganhar e noutras vezes perder.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia 22 de março, dia mundial da água


Água é vida, é a maior riqueza da nossa gente.

Com a construção de cisternas, as familias não vão precisar mais percorrer longos caminhos em busca do bem básico para sua sobrevivência.Muito mais do que armazenar água da chuva, essas cisternas representam uma nova realidade para as famílias do Semiárido brasileiro.

O problema da falta d'água no Nordeste é real e deve ser levado pra sala de aula.



por Sandra Marinho.

Brincadeiras infantis como forma de aprendizagem

Postado por Sandra Marinho.

Crianças da educação infantil contando a História dos Três Porquinhos em Teatro de Sombras.

                                                                                                       

postado por Sandra Marinho Bezerra.

sábado, 19 de março de 2011

Link relacionado a Formação Pessoal e Social

Esse é um eixo que está relacionado ao convívio social e os benefícios que essa socialização pode oferecer.Por isso é interessante que todos vocês acessem esse site, pois, tem muitas coisas interessantes sobre o projeto de Escola Ativa.

Esse link sobre a escola Ativa é muito interessante, pois mostra como trabalhar brincando com as crianças e cada atividade proporciona um tipo de aprendizado.

http://www.escolativa.com.br/infantil.html


Sugestão por:
 Merabe, pólo Pesqueira, turma 03

sexta-feira, 18 de março de 2011

A Formação Pessoal e Social da Criança

Por Rosani Maciel Calado*

Referencial Curricular vol 2 enfoca, enriquecidamente, a formação pessoal da criança, onde o mesmo apresenta temas importantes, como: autoestima, faz-de-conta, interação, imagem, cuidados e segurança. Com isso a Formação Pessoal vai acontecendo, e um dos temas que deve ser trabalhado  com ênfase maior é a auto-estima, pois a partir daí a criança passa a ter mais segurança em si próprio e forma-se um ser social. Portanto, uma coisa leva a outra, isto é, com a Formação Pessoal e Social acontece o conhecimento de mundo nos seres humanos.


(...) O processo de construção da autoconfiança envolve avanços e retrocessos. As crianças podem fazer birra diante de frustrações, demonstrar sentimentos como vergonha e medo ou ter pesadelos, necessitando de apoio e compreensão dos pais e professores. O adulto deve ter em relação a elas uma atitude continente, apoiando-as e controlando-as de forma flexível, porém segura (...). É importante que os adultos refiram-se a cada criança pelo nome, bem como assegurem que conheçam os nomes de todos. Para isso, várias atividades podem ser planejadas, com destaque para brincadeiras e cantigas em que se podem inserir os nomes dos elementos do grupo, propiciando que sejam ditos e repetidos num contexto lúdico e afetivo (...).

            Como mostra os RCN a auto-estima pode ser trabalhado a partir de “cantigas que se podem inserir os nomes” de maneira lúdica e prazerosa para criança para que ela si perceba como um agente inserido no contexto escolar e também familiar. Uma cantiga que se pode trabalhar os nomes das crianças é: A Canoa Virou:
canoa virou 
Por deixá-la virar 
Foi por causa da Sandra 
Que não soube remar 
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar 
Tirava a Sandra 
Do fundo do mar
Vozes: Mônica Salmaso e Ná Ozzetti 
Violão: Akira Ueno 
Percussão: Paulo Dias 
CD: Cantigas de Roda 
Ano: 1998 
Gravadora: Palavra Cantada
Portanto, trabalhar com cantigas na educação infantil no ensino-aprendizagem é importante na faze de desenvolvimento da criança, onde alguns estudos de pesquisa mostram que há aprendizado nas cantigas, acontecendo assim a auto-estima, o faz de conta e a interação.

* Aluna do Curso de Pedagogia - EAD/UFRPE - Pólo Pesqueira - Turma 3